O menor anuro do mundo é a rã Paedophryne amauensis, com 7,7 milímetros de comprimento. A espécie foi encontrada em Papua Nova Guiné, por uma equipe de cientistas dos Estados Unidos. Eles acreditam que o tamanho reduzido esteja relacionado com o seu habitat, em folhas em decomposição no solo das florestas.
A espécie se alimenta basicamente de musgos e pequenas folhas. Por serem muito pequenas, as fêmeas não são capazes de procriar centenas de filhotes, a rã produz somente dois ovos por vez. Essa rã não tem a fase de girino, ou seja, apresenta desenvolvimento direto, nascem na forma de adulto.
A visualização da espécie é bem difícil, pois estão ficam camufladas entre as folhas. Além de que, essas rãs têm a capacidade de emitir sons semelhantes aos dos insetos.
Referências:
As menores rãs do mundo. Disponível em: https://animais.culturamix.com/informacoes/anfibios/as-menores-ras-do-mundo Acesso em 04 de julho de 2019.
Cientistas encontram menor rã do mundo em Papua Nova Guiné. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/01/120112_menor_ra_papua_rw Acesso em 04 de julho de 2019.
O menor sapo do mundo. Disponível em: http://www.astronoo.com/pt/artigos/sapo-menor-do-mundo.html Acesso em 04 de julho de 2019.
Paedophryne amauensis. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paedophryne_amauensis Acesso em 04 de julho de 2019.
Comments