Glossário
Amniota - Vertebrados cujo embrião se desenvolve dentro de uma membrana chamada âmnio. Os animais que compõe esse grupo são os mamíferos, aves e répteis.
Ancestral - Relativo aos antepassados ou antecessores. Com pessoas de quem se descende, ou seja, familiar mais antigo. Que se herda dos avós ou antepassados.
Apêndice - Parte anexa, acréscimo ou prolongamento, de uma parte principal. Estas extensões podem ter funções específicas de locomoção e alimentação, por exemplo antenas.
Ápodes - Sem pés, patas ou nadadeiras.
Calos Nupciais - Conjunto de glândulas de muco envolvidas na reprodução, sendo estas desenvolvidas nos machos de muitas espécies.
Cloaca - Cavidade onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e os canais genitais das aves, répteis, anfíbios, muitos peixes e alguns mamíferos. Local onde saem as fezes, a urina, os esperma e os ovos.
Cópula - O termo também é denominado como acasalamento. Que é o ato de união de dois indivíduos de uma mesma espécie com a propósito de deixar descendentes.
Corte - É um conjunto de acontecimentos relacionados à reprodução dos animais. Ato de galantear, lisonjear, bajular, agradar pessoas.
Dentina - É o tecido principal dos dentes, semelhante ao osso. Sendo a camada mais interna do dente.
Dérmico - Pertencente ou relativo a derme. Sendo a derme uma camada de pele, que está abaixo da epiderme.
Descendente - Pessoa ou animal que tem determinada origem ou descendência. Que vem de determinada família.
Desova - É o momento em que os peixes e anfíbios liberam na água os seus óvulos, espermatozóides ou ovos.
Difundir - Espalhar, propagar, disseminar em todas as direções.
Dimorfismo Sexual - O macho e a fêmea de uma mesma espécie são diferentes externamente.
Dorso - Face superior ou posterior de qualquer parte do corpo. A parte posterior nos humanos é conhecida como costas. Nos vertebrados corresponde a parte onde está localizada a coluna vertebral.
Eclodir - Sair da casca do ovo ou casulo.
Ectotérmico - São os animais que não conseguem manter a sua temperatura interna do corpo estável, também são chamados de animais de ‘sangue frio’.
Embrionário - É o desenvolvimento de um indivíduo desde a fecundação até o nascimento. É o estágio inicial do desenvolvimento. Em algumas espécies esse período se estende além do nascimento.
Endotérmico - São os animais que conseguem manter a sua temperatura interna do corpo estável, também são chamados de animais de ‘sangue quente’.
Epiderme - É a camada de células mais externa da pele.
Fossorial - Animal que é adaptado para escavar o solo, que normalmente possui estruturas específicas para desempenhar essa tarefa.
Glândula - Órgão, tecido ou célula que tem a função de produzir substâncias específicas que serão usadas em outras partes do organismo.
Gramíneas - É um tipo de vegetação conhecida como capim, grama e relva.
Herbácea - É um tipo de vegetação que não tem parte lenhosa, estando relacionada com as ervas.
Hertz - Unidade de medida de frequência
Hipertrofiado - Órgão ou parte do organismo que teve um aumento do tamanho, é anormalmente desenvolvido.
Inguinal - Relativo ou pertencente à virilha.
Interdigital - Que está localizado entre os dedos.
Íris - Membrana arredondada que apresenta pigmentação variada, situada no interior do olho. Responsável pela cor dos olhos.
Linhagem - Relação que se estabelece através de parentesco, ascendência, gerações. Na zoologia o termo se refere a um grupo de indivíduos que compartilham características específicas.
Longitudinal - Que se refere ao comprimento de alguma coisa.
Macrófita - É um tipo de vegetação aquática, que habita desde brejos a ambientes submersos.
Monofilético - Espécies ou grupos de organismos que possuem uma origem comum, que descendem de uma única forma ancestral comum.
Mutação - Alteração, modificação, mudança, transformação. Na genética esse termo é utilizado para alterações súbitas e bruscas no indivíduo, podendo ser transmitida para os descendentes.
Não Amniota - Também conhecidos como anamniota. São o grupo de animais que na fase embrionária, não desenvolvem a membrana chamada âmnio. Composto pelos peixes e anfíbios.
Ocelos - Mancha circular de uma cor, dentro de outra cor diferente. Órgão rudimentar de recepção de luz, similar a um olho.
Órbita - Cavidade óssea facial, em que se encontra o olho.
Oviduto - Canal que serve para conduzir os ovos do ovário para outros órgãos do sistema reprodutor feminino ou para fora do corpo.
Ovíparo - Animal que produz ovos que se desenvolvem completamente fora do corpo materno.
Proeminente - Algo elevado em relação ao que está em volta.
Pupila - É a parte central da íris, responsável pela regulação da quantidade de luz que penetra no olho. Círculo negro que está no centro dos olhos.
Rudimentar - Relativo a algo primitivo, simples, não desenvolvido. Na biologia refere-se a órgão que apresenta desenvolvimento incompleto.
Sacral - Referente ao osso sacro, que está localizado após a 5ª vértebra lombar.
Sensorial - Relacionado aos nervos sensitivos, que diz respeito às sensações. Processo pelo qual o estímulo causa uma reação, física ou emocional.
Serrapilheira - É uma camada que fica acima do solo, formada por folhas, galhos, frutos e outras partes vegetais, bem como restos de animais e dejetos.
Taboa - É uma espécie de planta aquática, com cerca de 2,5 metros de altura.
Tecido conjuntivo - Tecido animal que tem a função de proteger outros tecidos, bem como uni-los e sustentá-los.
Tegumento - É a parte exterior do corpo de um animal, que tem a função de revestir o organismo. Por exemplo: pele, escamas, penas, pelos, etc.
Tetrápodes - Todos os vertebrados que possuem quatro membros, como os anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Tímpano - Membrana fina e tensa, que separa a orelha externa da orelha média.
Transversais - É aquilo que atravessa determinado ponto, uma linha diagonal.
Tubérculo - Pequena estrutura que forma uma elevação arredondada na superfície de um órgão.
Ventre - Região do corpo humano ou animal conhecida como abdome.
Vivíparo - Animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, não estando envolvidos por ovo.