top of page

Características

Bom, já falamos sobre os gymnophionos e sobre os urodelos, agora está faltando apenas mais um grupo dos anfíbios para a gente conversar… Os anuros.

 

O grupo dos anuros é o mais conhecido dos anfíbios. Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já ouvi falar sobre sapos, rãs e pererecas. A palavra “Anura” vem do grego e quem dizer “sem cauda” (“an” = sem, “uro” = cauda).

​

A diversidade de anuros é muito grande e eles são encontrados em quase todo o mundo, estando ausentes apenas em regiões polares. No mundo são encontradas 8050 espécies de anfíbios sendo destas 7100 anuros. Só aqui no Brasil, são encontradas 1093 espécies de anuros!

 

O corpo dos anuros é adaptado para saltar, essas adaptações são o corpo curto, a ausência de cauda, patas traseiras longas e o esqueleto modificado.  Outra característica importante é a capacidade dos anuros machos de produzir sons. Existem diferentes tipos de sons, com diferentes funções, que podem ser para atrair as fêmeas, para defender o território contra machos invasores ou ainda para tentar fugir de predadores, quando capturados.

 

Mas e agora… Você sabe a diferença entre  sapo, rã e perereca?

Em primeiro lugar, nós temos que deixar claro, que rãs e pererecas, como muitos podem pensar, não são apenas as fêmeas dos sapos, ambos pertencem a grupos distintos… Agora, vamos ver as diferenças?

Sapos

​

Os sapos são corpulentos, com a cabeça mais arredondada, possuem a pele mais rugosa e seca. Se locomove mais lentamente com saltos curtos. São mais terrestres que as rãs e pererecas.

 

Além da pele seca e rugosa, outra característica muito importante para diferenciá-los, é a presença de bolsas laterais, que se localizam atrás dos olhos. Essas são as glândulas de veneno e são chamadas de paratóides.

 

O veneno presente nas glândulas paratóides não pode ser injetado, porém, se o animal for capturado, o veneno pode escorrer na forma de um líquido leitoso, se as glândulas forem apertadas.

Glândula Paratóide

Sapo-cururu (Rhinella jimi).jpg

Fonte: Conectado na Bio

Rãs

As rãs possuem um corpo mais esguio e a pele é lisa e úmida. Suas pernas são longas e seus dedos são finos e/ou com membranas interdigitais (membranas entre os dedos). Elas são mais ágeis e dão grandes saltos.

 

As rãs habitam locais próximos à água e são ótimas nadadoras.

novo-sapo15.jpg

Membranas interdigitais

Pererecas

As pererecas possuem a pele lisa e úmida. Sua cabeça é grande e a cintura é estreita. Os membros são longos e finos. A característica mais marcante das pererecas é a presença discos adesivos, ou ventosas nas pontas dos dedos. Esses discos adesivos, dão à elas a habilidade de escalar a vegetação. Além de conseguirem escalar a vegetação, as pererecas se locomovem dando saltos longos.


A palavra perereca veio do do tupi “pere’reka”, que significa “indo aos saltos”.

Fonte: Wikipédia

Discos adesivos

800px-White_lipped_tree_frog_cairns_jan_
bottom of page