Anuros de Botucatu
Hmm... Agora vamos conhecer os meus parentes botucatuenses?
A região sofre influência de diversos ecossistemas, consistindo em um mosaico ambiental, estando presentes formações vegetais naturais de Floresta Estacional Semidecidual e áreas de Cerrado.
A fauna de anfíbios anuros da região de Botucatu é uma das mais conhecidas do Brasil, contando com mais de 30 anos de trabalho de campo. O pioneiro nesses estudos ecológicos de herpetofauna foi o Professor Doutor Jorge Jim.
Em 1966, Jorge Jim cursou graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Posteriormente fez Mestrado (1968 - 1970) e Doutorado (1974 - 1981) em Ciências Biológicas na área de Zoologia, na Universidade de São Paulo. Foi Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, no Departamento de Zoologia do campus de Botucatu.
Com sua paixão por esse grupo de animais, influenciou e inspirou diversos pesquisadores. Em especial, seu orientado Silvio César de Almeida, que atualmente é técnico no Departamento de Zoologia na Unesp de Botucatu e também exerce a profissão de Consultor Ambiental.
Todo conhecimento e dedicação de Jorge Jim foram transmitidos para o Silvio, que nos ensinou a gostar e compreender a importância dos anuros. Além disso, nos incentivou a desenvolver este site.
Abaixo vocês poderão conhecer as 52 espécies de anuros encontradas na região de Botucatu.