top of page

Importância dos anuros

Assim como todos os outros seres vivos, os anfíbios são parte da natureza, sendo muito importantes na grande teia alimentar de nossos ecossistemas. Cada ser vivo possui uma função dentro das cadeias alimentares e, o equilíbrio do ecossistema está completamente ligado a cada uma dessas funções. A redução ou ausência de uma espécie pode causar o desequilíbrio do ecossistema como um todo.

Cadeia-Alimentar-dos-Animais-2.jpg

Fonte: Cultura Mix

Sapos, rãs e pererecas, são considerados por muita gente animais nojentos e feios. Mas você já parou pra pensar em como seria a sua vida sem eles?

Como nós vimos, a base da alimentação dos anuros são os insetos, como moscas, pernilongos, baratas, formigas, besouros, entre outros… Agora, imagine se os anuros desaparecessem, sem eles para controlar todos esses animais, a quantidade desses bichos aumentaria muito e, consequentemente, as doenças como, por exemplo, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, transmitidas por mosquitos Aedes aegypti também poderiam aumentar.

x2014-730639615-2014-730494790-bigstock-

Fonte: G1

Outra função atribuída aos anuros é que, como eles são muito sensíveis à degradação ambiental, são considerados bioindicadores, ou seja, sua presença num local funciona como um indício de que o ambiente está em equilíbrio. Quando eles começam a desaparecer, é sinal de que algum dano ao ambiente pode estar ocorrendo.

E não é apenas isso, as substâncias produzidas para a proteção da pele dos anuros, estão atraindo a atenção de grandes laboratórios farmacêuticos. O professor e doutor em zoologia da UFMT, Marcos André de Carvalho, aponta que as secreções usadas para os anuros se protegerem de fungos, bactérias, protozoários e de predadores maiores, possam servir para várias utilidades. Abaixo citaremos algumas dessas utilidades:

  • A perereca Pseudis paradoxa, pode produzir substâncias com potencial para tratar o diabetes

pseudis.jpg
  • Compostos químicos encontrados em espécies dos gêneros Brachycephalus, Dendrobates, Phyllomedusa e Rana,  poderão atuar, por exemplo, substituindo a morfina, no tratamento do mal de Alzheimer, da doença de Chagas e, até mesmo, no combate ao câncer.

  • Os Rhinella diptycha, conhecidos como sapos cururus, possuem na sua pele dois tipos de esteróides capazes de matar o parasita causador da leishmaniose e o causador da doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi.

  • A espécie Trachycephalus typhonius vem sendo amplamente estudada, pois as secreções que ela libera possuem grande poder de adesão, que é liberada pelo animal para sua defesa de predadores e micro-organismos. Essa substância está sendo pesquisada para servir como cola cirúrgica para órgãos que não podem sofrer suturas, como, por exemplo, o fígado e o baço.

perereca-cola.jpg
maos-cola.jpg
  • A secreção da rã verde Phyllomedusa bicolor, apelidada de sapo Kambô, é utilizada na medicina tradicional do oeste da Amazônia e é conhecida como “vacina do sapo”. As substâncias dessa secreção apresentam ação contra algumas bactérias e protozoários, e, também inibem a infecciosidade do vírus HIV, sem destruírem as células humanas.

Phyllomedusa_bicolor01a.jpg

Fonte: Wikipédia

Além disso tudo, os anuros podem servir de alimento para os seres humanos, um exemplo disso é a espécie Lithobates catesbeianus, popularmente conhecida como rã-touro, introduzidas no Brasil com essa finalidade. A criação de rãs  em cativeiro tem aumentado bastante nas últimas décadas, mostrando-se um negócio lucrativo.

800px-North-American-bullfrog1.jpg

Fonte: Wikipédia

Estes são alguns exemplos de como os anfíbios são importantes, dando maior destaque aos anuros. Cuidar da fauna e da flora, de modo geral é de grande importância para a preservação dos ecossistemas e da nossa biodiversidade. Há tanto para se conhecer ainda, mas a nossa falta de cuidado com a natureza não nos deixará aprender tudo o que poderíamos… Se quisermos mudar essa perspectiva, temos que começar já a mudar o nosso pensamento destrutivo e preservar aquilo que ainda temos.

bottom of page