Inicialmente devemos entender que os sapos não produzem leite. Esse termo é popularmente utilizado porque os sapos possuem glândulas de veneno, chamadas de glândulas paratóides, que produzem uma secreção de aspecto leitoso. Essa substância serve para defender os sapos contra seus predadores.
Rhinella marina
Os indivíduos que possuem essa glândula não são capazes de liberar a secreção de forma intencional, sendo uma defesa passiva. Para que o veneno seja liberado é necessário que a glândula seja pressionada. Na maioria dos casos, o contato com essas substâncias poderá causar alguma irritação, principalmente se entrarem em contato com ferimentos ou mucosas. Entretanto, existem algumas espécies que produzem venenos que são prejudiciais aos humanos, quando em contato com áreas sensíveis, como os olhos.
Como tudo na vida existe uma exceção, foi descoberto uma espécie de sapo amazônico que pode esguichar jatos de veneno sem ser tocado. O sapo Rhaebo guttatus jorra veneno pelas glândulas paratóides até dois metros de distância, com a intenção de afastar suas presas. Ainda não é conhecido se esse veneno é prejudicial aos humanos.
Rhaebo guttatus
Logo, devemos evitar manusear os anuros. Caso seja inevitável, tome cuidado para não pressionar as regiões que contêm as glândulas de veneno e lave bem as mãos.
Referências:
É verdade que a urina do sapo pode cegar uma pessoa. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-a-urina-do-sapo-pode-cegar-uma-pessoa/ Acesso em 27 de junho de 2019.
Mecanismos de defesa em Anfíbios e Répteis. Disponível em: http://www.herpetofauna.com.br/MecanismosDefesa.htm Acesso em 28 de junho de 2019.
Mitos e verdades sobre os sapos. Disponível em: https://anfibiologos.wordpress.com/2016/06/21/mitos-e-verdades-sobre-sapos/ Acesso em 27 de junho de 2019.
Pesquisa brasileira descobre que sapo esguicha jatos de veneno. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/pesquisa-brasileira-descobre-que-sapo-esguicha-jatos-de-veneno.html Acesso em 28 de junho de 2019.
Verdades e mentiras sobre os sapos. Disponível em: https://expedicaovida.com.br/verdades-e-mentiras-sobre-os-sapos/ Acesso em 27 de junho de 2019.
Comments