Sim. Existem algumas espécies que apresentam veneno. Normalmente encontramos espécies que possuem glândulas de veneno, denominadas paratóides, contendo um líquido leitoso. A maioria das espécies não conseguem esguichar o veneno em seus predadores, somente se as glândulas forem pressionadas. Existe uma espécie de sapo amazônico, o Rhaebo guttatus, que libera veneno sem ser tocado, apenas avistando seu predador.
Rhinella icterica
As espécies da família Dendrobatidae produzem toxinas que se encontram na sua pele. Estes indivíduos são extremamente coloridos, sendo que a coloração serve como aviso de alerta para que os predadores não tentem devorá-los. As tribos indígenas utilizam essas toxinas nas pontas das flechas, que quando entram na circulam sanguínea matam o inimigo.
Indivíduo da família Dendrobatidae
Sendo que a rã Phyllobates terribilis é a única espécie da família Dendrobatidae que pode ser letal ao ser humano, encontradas apenas nas florestas da Colômbia. Mas não se preocupem, essas espécies são normalmente encontradas na Amazônia e América Central.
Phyllobates terribilis
Referências:
Anfíbios da Mata Atlântica. Disponível em: http://www.ra-bugio.org.br/downloads/cartilha_anfibios.pdf Acesso em 28 de junho de 2019.
Conheça o animal vertebrado mais venenoso do mundo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150522_vert_earth_ra_venenosa_ml Acesso em 28 de junho de 2019.
Dendrobatidae. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dendrobatidae Acesso em 28 de junho de 2019.
Informações gerais sobre anfíbios. Disponível em: http://www.ufrgs.br/herpetologia/Anf%C3%ADbios/anfibios%20campos%20cima%20serra.htm Acesso em 28 de junho de 2019.
Mitos e verdades sobre os sapos. Disponível em: https://anfibiologos.wordpress.com/2016/06/21/mitos-e-verdades-sobre-sapos/ Acesso em 28 de junho de 2019.
Phyllobates terribilis – A rã mais perigosa do mundo. Disponível em: https://netnature.wordpress.com/2014/04/08/phyllobates-terribilis-a-ra-mais-perigosa-do-mundo/ Acesso em 28 de junho de 2019.
Rhinella icterica. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rhinella_icterica Acesso em 28 de junho de 2019.
Verdades e mentiras sobre os sapos. Disponível em: https://expedicaovida.com.br/verdades-e-mentiras-sobre-os-sapos/ Acesso em 28 de junho de 2019.
Comments